O Primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva preside esta terça-feira, 10, a abertura do atelier de validação do Plano Nacional de Prevenção e Controlo do Covid-19, que estará a cargo do Director Nacional da Saúde. Artur Correia. Em nota emitida pelo gabinete de imagem do Governo, este informa que o plano pretende ser um documento orientador das acções de prevenção e controlo desta doença.
O encontro congregará diferentes actores e visa apresentar e validar este plano, adoptando como instrumento de combate ao coronavírus, lembrando que o Governo já aprovou, por decreto, um Plano de Emergência para a luta contra o Covid-19, orçado em 77 mil contos e que prevê, essencialmente, a compra de equipamentos.
Em relação ao Plano de Prevenção e Controlo do Covid-19, diz a nota de imprensa, contextualiza a epidemia, define as responsabilidade aos níveis central e descentralizado, e descreve a organização da resposta, numa perspectiva multissectorial e pluridisciplinar. Tudo isso para permitir uma abordagem que enfatiza o compromisso do Ministério da Saude, mas também a responsabilidade dos demais actores no processo de facilitando das normas e procedimentos.
Estas medidas visam, segundo o Governo, a detecção precoce da entrada do Covid-19 do país, o seguimento de viajantes provenientes de países de transmissão activa da doença e implementação de acções a nível da Estratégia Nacional de Comunicação para o empoderamento da população.
Neste sentido, o plano prevê a realização de refere, actividades formativas e de sensibilização dos profissionais e de todas as forças vivas, para enfrentar a epidemia e apresenta vários anexos normativos e em sintonia com as recomendações da Organização Mundial da Saúde.
De referir que, um pouco por todo o país, estão sendo promovidas palestras para esclarecer as pessoas sobre o Covid-19.
Constança de Pina