O Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva, preside na próxima terça-feira, 16, a assinatura do contrato de empreitada de reabilitação do Pontão de Santa Maria, uma obra financiada pelo Banco Mundial no valor de 10 milhões de dólares. O acto público vai acontecer em dos hotéis da cidade turística de Santa Maria.
Em nota, o Governo explica que a intervenção no Pontão, estrutura emblemática da cidade turística de Santa Maria, representa um investimento estratégico para o setor do turismo, para a economia local e para a preservação de um dos símbolos da identidade cultural e histórica da ilha.
O ato insere na visita oficial de dois dias – 15 e 16 – que o Chefe do Governo realiza à ilha e acontece cerca de um ano depois – 11 outubro de 2024 – de uma depressão atmosférica ter parcialmente destruído este que é uma das principais atrações turísticas da cidade de Santa Maria e da ilha.
Esta perda foi lamentada por várias pessoas que assistiram impotentes a situação, sendo uma delas o ex-ministro Gualberto do Rosário, que afirmou que já se sabia que o país não resistiria à primeira investida do mar. Este lembrou que o pontão era uma construção secular que nunca cedeu aos ciclones tropicais que de tempos em tempos atingem de forma dura a ilha do Sal e Cabo Verde em geral.
“O problema resulta da reconstrução recente, que não deixou espaços entre as tábuas. Óbvio que, não havendo espaço para a libertação da energia das ondas, que, em contextos como o atual, ultrapassam a altura da ponte, algo tinha que ceder”, constatou, realçando que não se pode culpar a natureza, mas sim respeitá-la.
De imediato, o Governo prometeu reabilitar a infraestrutura, com financiamento do Banco Mundial, no montante de 10 milhões de escudos. O projeto prevê que o cais será ampliado para 120 metros, ou seja, mais 70 que o atual. Terá espaço para quiosques, embarcações e casas de banho.
Antes, no dia 15, Correia e Silva participa na Sessão Solene comemorativa do Dia do Município, às 9h00, no Salão Nobre da Câmara do Sal. À tarde, pelas 16h30, presidirá ao II Encontro com os Operadores Turísticos, no Hotel Salinas.