O navio “Chiquinho” está licenciado e deverá começar a operar na rota São Vicente-Santo Antão esta sexta-feira, 03 de abril. A informação foi confirmada ao Mindeliniste pelo director de operações da Cabo Verde Interilhas, Carlos Dias, que lamentou no entanto as limitações decorrentes do Plano de Emergência que nesta altura impedem a empresa de transportar passageiros, apenas carga.
“De facto, o processo de licenciamento do navio Chiquinho foi concluído esta segunda-feira e deverá começar a operar esta sexta-feira, estando o início a depender de algumas obras que estão a ser efectuadas no cais de cabotagem para permitir a atracação do barco”, explica Carlos Dias.
O director de operações da CVII explica que o navio vai navegar na rota São Vicente-Santo Antão, ainda que, por enquanto, apenas no transporte de carga. “Desde que foi decretado o Estado de Emergência não estamos a transportar passageiros, excepto algumas situações previstas. Por exemplo, numa das viagens do navio Interilhas levamos um técnico para reparar uma antena”, assegura.
O inicio das operações do Chiquinho BL ainda está condicionado pela criação de condições de atracação do navio porque a obra no Porto Grande do Mindelo foi paralisada, após a declaração do estado de emergência. “A empresa que estava a fazer este trabalho parou e retirou todos os equipamentos, que foram repostos agora e a obra recomeçou. Pensamos que deverão estar concluídas na sexta-feira”.
“Chiquinho” tem capacidade para transportar 450 passageiros e 50 veículos. Já o navio San Gwann foi devolvido na última segunda-feira, na sequência da retoma das operações do ferry “Kriola”. Esta embarcação, refira-se, realizou na passada sexta-feira a sua primeira viagem entre São Vicente e Sal, via São Nicolau, transportando medicamentos e carga comercial. Isso significa, de acordo com Dias, que neste momento todas as embarcações ao serviço da CVI estão operacionais.
Constança de Pina