O ministro do Mar, Paulo Veiga, vai testemunhar hoje a apresentação do navio Dona Tututa em Portugal, seguida de uma visita à embarcação. O acto contará ainda com as presenças do ministro das Infraestruturas e Habitação de Portugal, Pedro Nuno Santos, do Embaixador de Cabo Verde em Portugal, Eurico Monteiro, e do Presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos.
O navio da CV Interilhas esteve no estaleiro Navaltagus para manutenção das máquinas e reforço de sistemas de segurança a bordo, nomeadamente sistemas de incêndio e meios de salvação adequados às melhores normas internacionais.
A visita de Paulo Veiga decorre no regresso a Portugal continental após a sua participação na Conferência de Alto Nível sobre investigação e inovação para a sustentabilidade dos oceanos, que decorreu de 2 a 4 de junho em Ponta Delgada, nos Açores.
Dona Tututa, o novo barco da companhia CV Interilhas, irá em breve integrar a operação de transporte marítimo de passageiros e carga entre as ilhas de Cabo Verde e servir preferencialmente a rota São Vicente/São Nicolau/Sal/Boa Vista/Santiago. Trata-se de uma embarcação do tipo ROPAX, roll-on roll-off de passageiros e cargas, com rampa de popa, comprimento de 69 metros, velocidade de 15 nós e capacidade para cerca de 250 passageiros e 43 viaturas ou 11 atrelados de 15 metros.