Mau tempo: Enapor interdita operações portuárias na rampa metálica do Porto Inglês

A Enapor, empresa que gere os portos de Cabo Verde, interditou as operações portuárias na rampa metálica do Porto Inglês devido ao mau tempo. A empresa alega que ondulações anormais alteraram a dinâmica dos sedimentos costeiros na zona portuária, provocando um assoreamento no porto, sobretudo na zona onde se encontra a rampa. 

Em um comunicado tornado público na tarde desta sexta-feira, a Enapor informa que, na sequência do registo, nos últimos dias, de ondulações anormais do quadrante sul de elevados períodos, verificou-se a alteração da dinâmica dos sedimentos costeiros na zona portuária, provocando um assoreamento no porto, principalmente na zona onde se encontra a rampa metálica.

“Esta situação resultou na impossibilidade de utilização da rampa devido ao assoreamento, que pode chegar a valores superiores a dois metros. As equipas técnicas da Enapor, Infraestruturas de Cabo Verde e Ministério das Infraestruturas, do Ordenamento do Território e Habitação, enquanto gestora da obra, estão a trabalhar no sentido de garantir, o quanto antes, o restabelecimento da normalidade das operações na rampa metálica do Porto Inglês”, lê-se no comunicado

A empresa esclarece que está a ser planeado o desassoreamento da área identificada, e posteriormente fazer uma averiguação técnica e detalhada da situação, evitando constrangimentos futuros. 

Entretanto, para mitigar o impacto para a população do Maio e assegurar o abastecimento da ilha até a retoma da normalidade, prossegue a nota, a comunidade portuária já tem em marcha um Plano de Contingência, e a CV Interilhas já alterou o seu modelo operacional, canalizando os utentes para as redes sociais da concessionária dos transporte marítimos interilhas para mais informações.

Termina dizendo que considera a segurança um imperativo do sector marítimo e portuário, e consciente das suas responsabilidades reitera o seu firme compromisso trabalhar para melhor servir o país. 

Sair da versão mobile