A Fundação Mastercard e o Centro Africano de Controlo e Prevenção de Doenças (África CDC) entregam na próxima segunda-feira, 18, ao Ministério da Saúde, através do projecto “Saving Lives and Livelihoods”, um conjunto de equipamentos de cadeia de frio. Esta importante doação visa garantir a logística necessária no transporte de medicamentos e vacinas para que os produtos estejam em lugares e com temperatura controlada, desde a fabrica até o destino.
Em comunicado, o ministério da Saúde informa que serão entregues quatro frigoríficos VLS 504a AC, quatro congeladores MF314, termómetros, painel solar, entre outros equipamentos por forma a assegurar que as todas as vacinas administradas em Cabo Verde mantenham suas características iniciais, a fim de conferir a imunidade pretendida. Este processo de armazenamento, conservação, manipulação, distribuição e transporte de vacinas é designado cadeia de frio.
“As vacinas são componentes imunogênicos considerados com produtos termolábeis, por deteriorarem depois de determinado tempo depois de determinado tempo quando expostos a variações de temperaturas inadequadas à sua preservação”, refere a nota, que realça ainda que o calor acelera a inativação destes componentes, sendo assim necessário mantê-los constantemente refrigerados, utilizando instalações e equipamentos adequados.
Por isso, a importância de utilização de instalações e equipamentos adequados em todas as unidades de saúde onde são administrados e também nos depósitos das vacinas, pontua, reforçando que o projecto Saving Lives and Livelihoods tem estado a apoiar a distribuição segura de vacinas contra a Covid-19 nos países africanos, contemplando-os com equipamentos da cadeia de frio.
É, aliás, neste âmbito que uma delegação da Africa CDC vai estar em Cabo Verde para fazer a entrega oficial destes equipamentos ao ministério da Saúde na próxima segunda-feira, a partir das 15 horas.