O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, que está hoje no Mindelo para celebrar o Dia de Portugal com a comunidade lusa residente nesta cidade, vai aproveitar para condecorar cinco personalidades umbilicalmente ligados a São Vicente. Mas esta é apenas uma das actividades constantes do programa da visita à esta ilha, que contempla ainda desfiles com militares dos dos países, a inauguração da “Kasa d´Artista, Turismo e Cultura e um programa desportivo.
Vão ser condecorados Luís Morazzo, a título póstumo, com a comenda da Ordem do Infante D. Henrique. Morazzo, que foi Coronel das Forças Armadas em Portugal, nasceu em São Vicente, em 1927. Engenheiro de formação, destacou na formação, ensino e desenvolvimento das profissões ligadas à electrónica e telecomunicações em Portugal, no início dos anos 50.
Também a título póstumo, José Baptista de Sousa, que dá nome ao hospital de São Vicente, será contemplado com a Ordem do Mérito. Cidadão de nacionalidade portuguesa, foi um cirurgião do exército, com posto de coronel, e marcou a sociedade cabo-verdiana e sãovicentina em particular.
Ao padre Custódio Ferreira de Campos será atribuído a comenda da Ordem do Infante D. Henrique. Pe Campos é o cidadão portugueses que mais décadas reside em Cabo Verde, sendo estimado sobretudo por seu trabalho de assistências aos desfavorecidos. Serão ainda condecorados o Prémio Camões, Germano Almeida, e fundador do Grupo de Teatro do Centro Cultural Português e do Festival Mindelact, João Branco.
No Mindelo, Marcelo visitará a exposição de Arte Contemporânea Africana “Akuaba” no Palácio do Povo, desloca-se de seguida a pé até à Praça Dom Luís, onde assistirá a actuação da Banda Municipal. O programa prevê, de seguida, um almoço na fragata portuguesa “Álvares Cabral” com autoridades locais. Haverá ainda actividades desportivas com crianças e jovens, acompanhados pelo jogador da selecção portuguesa Eliseu Santos.