Cabo Verde voltou a não registar nenhum novo caso de infecção de coronavírus. Outra boa notícia avançada hoje pelo Director Nacional da Saúde é que o caso suspeito do Sal, que se encontrava pendente, deu resultado negativo. No entanto, há dois novos casos suspeitos, um na Praia e outro na Boa Vista, isso numa altura em que o Serviço Nacional da Saúde enfrenta constrangimentos para levar as amostras para Praia devido a dificuldade de transportes, o que leva as autoridades a equacionar realizar testes nas ilhas.
“Queria informar que estamos neste momento num processo de reorganização de toda a nossa logística em termos de transporte de amostras e de testes para várias ilhas e de reorganização da componente laboratorial para podermos dar vazão a eventuais demandas que possam exigir uma maior resposta”, justificou Artur Correia, na sequência das dificuldades registada nos últimos dias de envio das amostras para a ilha de Santiago.
É o caso, por exemplo, de uma amostra recolhida a um suspeito na ilha de São Vicente há dias, que deverá seguir para Praia na noite desta quinta-feira. Também as amostras aos seis casos suspeitos da Boa Vista ainda não chegaram à Capital por dificuldade de transporte, numa altura em que começa a chegar ao final o período de quarentena de pessoas confinadas em hotéis e é preciso estar preparado para uma maior demanda de análises.
Sobre este particular, Correia referiu que, na cidade da Praia, estão em quarentena domiciliar um total de 127 pessoas. Isto significa, afirmou, que centenas de pessoas estão livres de infecção por coronavírus. “Neste momento temos 127 pessoas em quarentena domiciliar na Capital e 224 nos hotéis”, indicou.
No Sal, estão em quarentena em casa 96 pessoas e 70 nos hotéis, enquanto que em São Vicente continuam 12 casos em residências. Nas restantes ilhas, o número de pessoas em quarentena é residual. “Isto é uma boa notícia, mas gostava de alertar as pessoas para não baixarem a guarda”, disse Correia, que voltou a pedir às pessoas para seguirem as orientações das autoridades sanitárias, sobretudo agora, com o aproximar das festas da Páscoa.
Correia informou ainda que neste momento estão a ser criadas condições para a realização de testes nas ilhas. E já há algumas luzes. “Estamos em contacto com o Fundo Global e com as Nações Unidas para a aquisição de testes que podem ser utilizados nos aparelhos que temos em várias ilhas. Foi desenvolvido um teste que se adapta a estes aparelhos que temos para o combate à Tuberculose e ao VIH. Podem ser utilizados para Covid-19.”
Neste sentido, de acordo com o DNS, Cabo Verde já encomendou, via Fundo Global e brevemente via Nações Unidas, esses testes. A expectativa é de que em breve a aplicação deste novo teste possa ser feita em outras ilhas.
De recordar que Cabo Verde tem até o momento três casos confirmados de infecção por coronavírus, sendo dois na cidade da Praia e um na Boa Vista.