O Presidente da República felicitou, em nome do povo de Cabo Verde e em seu nome próprio, o recém-eleito Presidente da República Portuguesa, António Seguro, em carta enviada esta segunda-feira, 09. De acordo com José Maria Neves, tratou-se de uma vitória da democracia e do republicanismo em Portugal.
Segundo a Presidência, JMN endereça as “mais dolorosas e sinceras felicitações” pela eleição de António Seguro. Diz que o resultado do escrutínio constitui “um claro e inequívoco reconhecimento do seu percurso político, da sua estatura de estadista e do seu firme compromisso com os valores fundantes da democracia, do Estado de Direito, da coesão social e do humanismo político”, princípios que “Portugal tem sabido preservar e projetar, e que C. Verde partilha e defende com igual convicção”.
Refere ainda que Portugal e Cabo Verde mantêm uma relação singular e estratégica, “forjada numa história comum, consolidada por laços humanos, culturais e linguísticos indissolúveis, e continuamente renovada por uma cooperação exemplar nos domínios político, económico, social, cultural e da segurança”, que importa “preservar, aprofundar e projetar para o futuro, à altura dos desafios contemporâneos”.
O Chefe de Estado manifesta-se convicto de que, sob a magistratura de Seguro, “as relações entre os nossos dois países conhecerão um novo impulso”, assente “numa visão partilhada de prosperidade, solidariedade e responsabilidade internacional”. “Cabo Verde reafirma a sua inteira disponibilidade para continuar a trabalhar em estreita parceria com Portugal”, sublinha na missiva.
Destaca, em particular, o aprofundamento do diálogo político de alto nível, a valorização das diásporas, a promoção do desenvolvimento sustentável, da estabilidade democrática e da paz, e a defesa dos valores universais partilhados pelos dois países. Conclui formulando votos de “pleno êxito no exercício das elevadas funções” ao novo Presidente da República Portuguesa.
