JMN desloca-se à França para a IV Presidência na Diáspora

O Presidente da República, José Maria Neves, segue viagem na próxima quarta- feira, 28, à França, para a IV Presidência na Diáspora, que decorrerá entre os dias 29 de janeiro e 03 de fevereiro, sob o tema “A Diáspora e os Caminhos do Futuro”. A “Presidência na Diáspora” naquele país europeu ocorre após as edições nos EUA, São Tomé e Príncipe e Portugal.

De acordo com um comunicado de imprensa enviado a redação do Mindelinsite, durante os seis dias, o Chefe de Estado manterá uma intensa agenda de contatos com as comunidades nas regiões de Paris, Lyon e Marselha, dando continuidade à visita realizada em junho à região de Nice, à margem da 3a Conferência das Nações Unidas sobre o Oceano (UNOC3). Merecerá igualmente atenção especial do Mais Alto Magistrado da Nação, diz a nota, o reforço da cooperação bilateral.

Neste quadro que José Maria Neves será recebido pelo seu homólogo Emmanuel Macron, no Palácio do Eliseu. “O almoço de trabalho entre os dois Chefes de Estado constituirá uma oportunidade para aprofundar o diálogo não só a nível da cooperação bilateral, mas também sobre os desafios globais, com especial destaque para a gestão sustentável dos oceanos e o combate às mudanças climáticas”, detalha. 

O Presidente será ainda recebido pelo Diretor-Geral da Unesco, Khaled El-Enany, oportunidades para reafirmar o compromisso de Cabo Verde com a valorização do património natural, cultural e científico global. Este encontro, afirma, ganha especial relevância pelo facto de o Presidente da República ser Patrono da Aliança da Década do Oceano e Padrinho da História Geral de África, ambos a convite da Unesco.

Paralelamente, terá também encontros com a Secretária-geral da Organização Internacional da Francofonia, OIF, Louise Mushikiwabo, com o Diretor Geral da Agência Francesa de Desenvolvimento, Louis-Antoine Souchet, e com o Prefeito de Paris e Ilha de França, Marc Guillaume, tendo na agenda o reforço da cooperação bilateral, multilateral e descentralizada.

Conforme a sua agenda, José Maria Neves manterá encontros alargados com a comunidade cabo-verdiana em Paris, Marselha e Lyon. Em Paris o encontro acontece no sábado, 31, em Garges-lès-Gonesse, reforçando os laços de proximidade e diálogo com os emigrantes. Destaca-se uma conversa com os jovens da diáspora, na embaixada, sob o tema “As Novas Vozes da Diáspora e as Instituições da República”.

Estão ainda previstas visitas a associações cabo-verdianas, centros de formação profissional e empreendimentos liderados por cabo-verdianos, testemunhando o dinamismo e a contribuição da diáspora para o progresso coletivo. O Chefe de Estado terá, também, encontros com a Presidente da Câmara de Paris, Anne Hidalgo, e com o Bispo de Saint-Denis, Monsenhor Étienne Guillet, fortalecendo o diálogo para a cooperação institucional, descentralizada e cultural entre C.Verde e os organismos que representam.

Enquanto Champion para a Preservação do Património Natural e Cultural de África, o Presidente da República visitará sítios de elevado valor histórico e patrimonial, incluindo a Basílica de Saint-Denis, em Paris, a Basílica de Notre Dame de Fourvière, em Lyon, e a Catedral de Notre- Dame de la Garde, em Marselha, no quadro da sua agenda para a valorização e salvaguarda do património cultural e espiritual.

Sair da versão mobile