O Instituto Nacional de Previdência Social lançou hoje no Mindelo um portal para permitir aceder a todos os serviços oferecidos por este instituto e resolver alguns constrangimentos, como por exemplo a entrega de folhas de salários. A apresentação do portal coube a engenheira Armandina do Rosário, enquanto que o director de gabinete de sistemas de informação, Anilton Brandão falou dos serviços oferecidas. Já as boas-vindas estiveram a cargo da presidente da Comissão Executiva do INPS, Orlanda Ferreira.
Para se realizar os serviços online, é preciso fazer o registo no portal do INPS ou do Porton di Nôs Ilha, activar a conta, fazer o login e gerar uma chave, através do menu “Minha Conta”. Depois basta solicitar o acesso aos serviços. Pode ser feito online, para os utentes que já possuem conta no Porton di Nôs Ilha e já fizeram a validação presencial numa Entidade Pública, caso da Direcção Nacional de Receitas do Estado. Ou presencial para quem não possui conta e pode ser feito em qualquer balcão do INPS.
O primeiro portal do INPS para a disponibilização de serviços públicos, segundo Armandina do Rosário, foi lançado em 2007. Tinha por objectivo ser o único canal para todas as instituições públicas disponibilizarem serviços aos cidadãos e às empresas. Entretanto, volvidos 12 anos, ainda persistem alguns desafios, que se esperam estar agora ultrapassados.
“Constatamos que as empresas e pessoas tinham dificuldades para encontrar informações nestes portais concentradores de serviços. Por isso, o INPS desenvolveu uma abordagem diferente, onde se consegue manter o principio para o qual o portal foi concebido na altura, ou seja, ser o único ponto de entrada para a entrega de serviços públicos e com autenticação centralizada. Mas também conseguimos resolver a questão da actualização”, diz.
Com isso, prossegue, o INPS consegue publicitar as suas iniciativas internas e disponibilizar informações direccionados ao seu público-alvo, sem ferir o principio do portal, que é os utentes que já estão no Porton di Nôs Ilha conseguirem ter acesso aos mesmos serviços disponibilizados no portal do INPS. E é isso que está espelhado na frase ´Não faça algo a menos que seja necessário e útil. Mas se for necessário e útil, não hesite em torna-lo público`.
“É um portal necessário e útil, e, acima de tudo, tentamos passar a lógica de ser um portal apelativo”, acrescenta a engenheira Armandina do Rosário, realçando que é possível aceder aos serviços de qualquer dispositivo – móvel ou tablet – desde que com acesso à internet. As informações estão apresentadas em dois idiomas para poder abarcar mais pessoas.