O número de kits para covid-19 foi reforçado hoje com a oferta pelo grupo Impar de 800 testes rápidos de pesquisa de anticorpos às autoridades sanitárias, na cidade da Praia. Com esse acto, eleva para 1600 a quantidade de testes oferecidos pela empresa, gesto que o Director Nacional da Saúde considerou “estratégico e pedagógico”, no âmbito do plano de combate à propagação do coronavírus. Segundo Artur Correia, esses exames permitem determinar em 10-15 minutos a presença de anticorpos no organismo das pessoas que entraram em contacto com o vírus e são usados em complementaridade com as análises PCR, que, por seu lado, detectam o material genético.
“Este é um gesto muito importante, um acto estratégico. Os testes são fundamentais, são completares aos outros de rotina de PCR. Permitem-nos recolher informações importantíssimas, nomeadamente sobre a origem das infecções”, enfatiza o DNS, reforçando que os testes rápidos podem dar pistas fortes sobre a circulação do vírus numa comunidade e ajudar as autoridades a agir com mais segurança no combate à infecção.
Esta é a segunda intervenção do género que o ramo de seguros do Grupo Ímpar efectuou, tendo a primeira ocorrida em S. Vicente. Para o administrador Paulo lima, trata-se de mais um contributo da empresa para ajudar Cabo Verde a enfrentar os grandes desafios, neste caso, possibilitar o país a se preparar para o período pós-pandemia. Este informa que o processo de aquisição do produto contou com a ajuda da empresa Inpharma, que accionou a sua rede de fornecedores e possibilitou a obtenção dos kits no mercado internacional. “É um produto com muita demanda internacional e isso permitiu-nos adquiri-lo e te-lo cá no país em tempo recorde”, revelou Paulo Lima, que reafirmou o compromisso tanto da seguradora Ímpar como do banco BCN em continuar a contribuir para a resolução dos problemas mais prementes que afectam Cabo Verde.