A Aldeia Turística de Fontainhas, em Santo Antão, foi selecionada pela Organização Mundial do Turismo (OMT) para participar do Programa Upgrade das Melhores Aldeias Turísticas do Mundo, juntamente com outros 20 países como Argentina, Etiópia, Maurícia, Quénia, Itália, Portugal e Japão. Esta distinção reconhece a riqueza natural e cultural deste destino rural de referência mundial, diz o Governo.
Segundo uma publicação no site da OMT, a seleção foi feita dentre 136 candidaturas de 57 Estados-membros da OMT, tendo sido 32 escolhidas como as melhores aldeias rurais e 20 para um Programa de Upgrade, que consiste no apoio desse organismo das Nações Unidas e de seus parceiros para a melhoria das áreas identificadas para tal, durante o processo de avaliação e, contribuir, assim, para serem qualificadas proximamente como melhores aldeias do mundo.
A cerimónia de premiação acontecerá em AlUla, Arábia Saudita, de 27 a 28 de fevereiro de 2023 e coincide com a primeira reunião presencial da rede das melhoras aldeias turísticas do mundo, no quadro da OMT. “O prémio reconhece os destinos rurais que fazem do setor do turismo o motor de desenvolvimento e novas oportunidades de emprego, preservando e promovendo os valores e produtos da Comunidade local. A iniciativa da OMT reconhece, também, as aldeias pelo seu compromisso com a Inovação e Sustentabilidade em todas as suas vertentes – económica, social e ambiental – e por um desenvolvimento turístico em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, lê-se.
Em mensagem dirigida ao Ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos, a Secretaria Geral da OMT diz que esta eleição é uma clara demonstração da riqueza natural e cultural e do elevado potencial da Aldeia de Fontainhas para se tornar um exemplo excepcional como destino rural mundial de referência.
De acordo com a nota do executivo, Cabo Verde concorreu em junho passado, no quadro do Programa de Valorização Turística e Ambiental das Aldeias Rurais, apresentando três propostas, incluindo Fontaínhas, que está a ser intervencionada pelo Programa com um conjunto de intervenções que totalizam o valor de 138 386 935 ECV. “As intervenções incluem a construção da estrada de acesso no valor de 80 635 000.00 ECV e outras específicas, na Aldeia de Fontainhas, no valor de 57.751.935 ECV, nomeadamente a requalificação do centro social, melhorias de acessibilidades, requalificação da praça e sentina, melhorias de acessibilidades em Corvo e Formiguinhas”, detalha.
Prevê-se ainda a construção de fossas sépticas e rede de esgoto, melhoria da rede de distribuição de água, requalificação das habitações (reboco, pintura, cobertura e W.C.) arborização, construção de muretes e formação e fomento empresarial, para além de ações de sensibilização ambiental e recuperação do património imaterial (a contradança, a gastronomia).
O Programa de Valorização Turística e Ambiental das Aldeias Rurais, refira-se, tem abrangência nacional e contempla 18 aldeias turísticas das ilhas de Santo Antão, São Nicolau, Maio, Santiago, Fogo e da Brava, consistindo na diversificação da oferta turística, na melhoria do saneamento básico, visando a melhoria da qualidade de vida das populações nas regiões abrangidas e maior qualidade no acolhimento de turistas