Na sequência da notícia veiculada no vosso jornal online Mindelinsite, no dia 15 de maio, intitulada “São Vicente tem maior produtividade por trabalhador em Cabo Verde: Resultados do INE não surpreendem o Secretário da CCB”, cabe ao INE, no seu direito de resposta, esclarecer o seguinte:
De acordo com a informação difundida “Isto significa, conforme um técnico do Instituto Nacional de Estatística, que, em média, os trabalhadores mindelenses produziram mais em relação às restantes ilhas, o que, à priori, deita por terra a ideia alimentada por determinados actores de que os mindelenses são ‘preguiçosos’ e querem só paródia e festa.” Em nenhum momento, quer o INE quer o seu técnico fizeram tal afirmação nem abordaram tal assunto. O INE nunca realizou um estudo sobre a produtividade das empresas em Cabo Verde e, neste sentido, considera-se que o conteúdo dessa notícia é da inteira responsabilidade da redação do vosso jornal.
O INE recorda que o V Recenseamento Empresarial, realizado em 2018 e referente ao ano económico de 2017, é uma operação estatística que disponibiliza informações sobre o número de empresas existentes e ativas no país, o volume de negócios das empresas, o pessoal ao serviço, a forma jurídica, entre outras. Nessa operação nunca foram recolhidas informações sobre a produtividade das empresas.
Com o objetivo de esclarecer a opinião publica e ciente da vossa missão de informar, muito agradecíamos a divulgação da nossa nota explicativa.
Instituto Nacional de Estatística
Praia, 17-05-2019