CPLP aprova livre circulação no espaço lusófono

O Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) aprovou hoje a proposta de livre circulação de pessoas no espaço lusófono. A proposta vai agora ser levada à cimeira de Luanda.

“Chegámos a uma solução de geometria variável, que permite a todos os Estados-membros as melhores soluções no quadro da mobilidade”, anunciou o ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades de Cabo Verde, país que detém a presidência rotativa da comunidade, Rui Figueiredo Soares.

Rui Figueiredo Soares reconheceu que o consenso não foi fácil. Aliás, admitiu mesmo que não era possível “fazer um acordo que fosse único para todos os países”, pelo que a solução passa por entendimento com “vários níveis de mobilidade e com”diferentes velocidades”.

Para o chefe da diplomacia “não podemos fazer aqui um prognóstico geral quanto à data em que cada um dos Estados-membros sejam cumpridas as formalidades e o acordo possa entrar em vigor”. Admitiu, no entanto, que, em Cabo Verde, será possível aprovar o acordo em definitivo em outubro.

Fonte: DW

Sair da versão mobile