Cabo Verde confirmou mais 31 casos positivos de infecção pelo novo coronavirus, informou o ministério da Saúde e da Segurança Social. Todas as amostras positivas foram processadas no laboratório da Praia.
De acordo com o comunicado do Governo, foram processados 230 amostras no laboratório de virologia da Praia, das quais 25 no concelho da Praia tiveram resultado positivo e 150 negativos. Destes, dois casos positivos foram importados e referem a pessoas repatriadas em quarentena em hotéis e dois negativos foram de doentes em controlo.
De Santa Cruz vieram oito amostras, cujos resultados foram 2 positivos e 6 negativos. Da Ribeira Grande de Santiago 1 teste negativo e 0 positivo, de Santa Catarina 2 positivos e 16 negativos. Ainda 4 amostras do Hospital Regional Santa Rita Vieira cujos resultados foram 1 positivo e 3 negativos.“Foram analisados duas amostras, um de São Salvador do Mundo e um de São Lourenço dos Órgãos. Os dois foram negativos.”
Foram ainda analisadas uma amostra de S. Domingos, cujo resultado foi negativo, e 3 da ilha do Sal, sendo um positivo e dois negativos. Estão ainda pendentes de resultados um total de nove amostras. O laboratório da Praia realizou ainda um exame de controlo de doente em seguimento do concelho de Santa Catarina, mas o resultado manteve-se positivo.
Já o laboratório de São Vicente processou 12 amostras de São Vicente e todos os resultados foram negativos, elevando para 242 o numero total de amostras analisadas nos dois laboratórios. Os resultados globais foram 31 positivos, sendo 25 da Praia, 2 de Santa Cruz, 2 de Santa Catarina, 1 do Hospital Regional Santa Rita e 1 do Sal. Houve ainda 201 negativos, 9 pendentes e 1 controlo de doente positivo.
Cabo Verde totaliza 823 casos acumulados de COVID-19. Todos os doentes com infeção ativa continuam em isolamento sendo que um dos doentes continua em estado crítico.