A União Europeia vai apoiar Cabo Verde com um desembolso imediato de 551 mil contos ao Tesouro, em resposta ao pedido formulado pelo Governo. Esta é a primeira contribuição da UE aos esforços das autoridades na protecção dos mais vulneráveis afectados pelas consequências do covid-19.
Segundo uma nota de imprensa emitida pelo Governo, este montante será canalizado para o Rendimento Social de Inclusão às famílias identificadas em situação de pobreza extrema, mas também para a implementação de um Regime de Rendimento Solidário para beneficiar trabalhadores do regime REMPE e por conta própria, incluindo o comércio informal e contribuintes do INPS sem subsidio de desemprego.
Visa ainda a assistência alimentar às famílias em situação de vulnerabilidade, o reforço das acções de cuidados a idosos e pessoas dependentes que vivem isolados. “Este desembolso urgente do apoio orçamental traduz a solidariedade europeia e atesta o compromisso para com a parceria com Cabo Verde”, lê-se no documento.
De referir que, o anuncio público del desembolso terá lugar hoje, as 14h, na sala de conferencias do Palácio do Governo e contará com a presença do vice Primeiro-ministro e Ministro das Finanças, Olavo Correia, e da embaixadora da União Europeia em Cabo Verde, Sofia Moreira de Sousa.