Todos os trabalhadores em quarentena no hotel Riu Karamboa na ilha da Boa Vista vão fazer testes ao novo coronavirus antes de irem para as suas casas. Esta informação foi avançada ao Mindelinsite por estes trabalhadores sob anonimato e vem na sequência do artigo publicado ontem em que relatavam receios com o fim da quarentena este domingo e diziam estarem a ser coagidos a irem para casa sem fazer teste ao covid-19.
Em entrevista ao Mindelinsite, esses trabalhadores – cerca de duas centenas -, informavam que, após 24 dias de confinamento nesta unidade hoteleira, seriam finalmente liberados este domingo para irem para casa. Na sequência, a equipa médica da ilha da Boa Vista ofereceu-lhes a opção de fazer um teste fisico e assinar um termo de responsabilidade em que se comprometem a manter o isolamento em casa. Ou então, caso decidissem submeter a um teste de sangue teriam de continuar mais uma semana em um outro hotel, com condições inferior ao que estavam até agora.
Inconformados, diziam estar exaustos e tristes, pediam aos autoridades para fazerem o testes, mas recusavam a manter-se ‘presos’ por mais uma semana, sobretudo em condições precárias. Todos admitiam estar ansiosos para ir para casa, mas temiam contaminar os familiares e a comunidade caso saíssem do hotel sem uma garantia de que estavam bem de saúde.
Constânça de Pina