Cabo Verde recebeu hoje um donativo em materiais e equipamentos de protecção individual (EPIs) da China para combate ao novo coronarívurs. A entrega foi feita pelo embaixador daquele pais asiático, Du Xiaocong, ao ministro da Saude e da Segurança Social, Arlindo do Rosario, no início desta tarde no Aeroporto Internacional da Praia.
São essencialmente máscaras, luvas, fatos de protecção, óculos médicos, de entre outros para a protecção individual, sobretudo do pessoal da saúde que está na linha da frente deste combate. Segundo Arlindo do Rosario, estes equipamentos e materiais de protecção individual serão distribuídos entre as ilhas, em função das necessidades do país. “Estes equipamentos serão distribuídos, através do Gabinete de Assuntos Farmacêuticos, em função das necessidades”, declarou o ministro da Saúde à RCV.
Este aproveitou para anunciar a chegada a Cabo Verde na próxima quarta-feira, 22, de uma delegação constituída por mais de 30 profissionais de saúde cubanos, no quadro de um acordo entre Luxemburgo, Cuba e Cabo Verde. “Deverá chegar no dia 22 uma equipa importante equipa sanitária, no quadro de uma cooperação tri-partida, entre Cabo Verde, Cuba e Luxemburgo. Ao todo, são 33 quadros, entre médicos, enfermeiros e epidemiologistas, que vão ajudar no tratamento desta pandemia.”