45 trabalhadores do Riu Karamboa contaminados

Quarenta e cinco das amostras referentes aos trabalhadores do hotel Riu Karamboa deram resultados positivos para Covid-19, confirmando assim um dos cenários mais temidos pela população cabo-verdiana. Conforme comunicado do Governo, das 196 amostras recolhidas, 147 tiveram resultados negativos e quatro ainda estão pendentes.

A nota enviada pelo Governo, e que chegou há minutos à nossa redacção, acrescenta que todas as pessoas que tiveram diagnóstico positivo estão a fazer isolamento social e que “todas as medidas continuarão a ser tomadas para se evitar a propagação da doença na ilha”.

Esta reacção surge quase treze horas depois de o jornal Notícias do Norte ter anunciado que mais de trinta trabalhadores do hotel Riu Karamboa estariam contaminados, informação que gerou uma onda de apreensão e colocou os jornalistas atrás das autoridades sanitárias, mas sem sucesso. Só agora é que o Governo veio oficialmente confirmar um cenário ainda mais desastroso.

Aliás, em abono da verdade, a forma como a situação dos trabalhadores do hotel foi gerida deixou sempre no ar a dúvida sobre a sua eficácia. O problema era deixar as pessoas irem para casa e ficarem a aguardar o resultado dos exames laboratoriais. Em caso de alguém estar infectado, o campo estaria aberto a uma disseminação maior do vírus no seio da população boavistense.

Perante esse quadro dramático, o Ministério da Saúde e da Segurança Social voltou a apelar à população para reforçar as medidas de prevenção da doença, especialmente os familiares e contactos mais próximos das pessoas infectadas. Resta saber agora qual a real extensão da epidemia na ilha das dunas.

Sair da versão mobile