O Conselho Nacional do PAICV expressou ontem a sua gratidão e voto de louvor à presidente-cessante Janira Hoppfer Almada e aprovou o apoio do partido ao candidato José Maria Neves às eleições presidenciais. Estes pontos ressaltaram do encontro realizado durante na cidade da Praia por esse órgão, que analisou a decisão de JHA de abandonar a liderança do PAICV, anunciada logo após os resultados das eleições legislativas, ganhas pelo MpD.
Para os membros do Conselho, Janira Almada desempenhou o cargo com “muito empenho e elevado mérito”, pelo que reconhecem o “contributo inestimável” que a demissionária presidente tem dado para a afirmação dessa força política. “O CN considera que a sua liderança traduziu-se no reforço do Partido, nomeadamente nos bons resultados obtidos nas eleições autárquicas de 25 de outubro de 2020 e no reforço do PAICV no Parlamento, que passou a contar com 30 deputados e um Grupo Parlamentar renovado, com equilíbrio de género, e motivado para cumprir o seu papel de oposição”, enfatiza o CN, que enaltece ainda a “coragem, perseverança, resiliência e espírito de entrega total” de Janira Almada às causas do partido e de Cabo Verde.
Esse órgão partidário enalteceu ainda a “postura ética” demonstrada por JHA na política, pelo que decidiu expressar a sua gratidão e um voto de louvor à presidente demissionária, ciente de que continuará a dar o seu contributo militante para o partido da estrela negra e afirmação da democracia cabo-verdiana.
O Conselho Nacional do PAICV colocou ainda em cima da mesa as eleições presidenciais marcadas para 17 de outubro e decidiu, sob proposta da Comissão Política, declarar o apoio do partido à candidatura de José Maria Neves ao mais alto cargo da nação. Os membros justificam essa decisão com base no percurso político de Neves, “enquanto homem de Estado com provas dadas, construtor de consensos e democrata convicto”, requisitos que consideram suficientes para desempenhar o cargo de Presidente da República. Um político que, no entender do CN, pode ajudar a mobilizar a nação cabo-verdiana para os grandes desafios da reconstrução de Cabo Verde no período pós-pandemia.
Tomada a decisão, o Conselho apelou ao apoio de todo o partido e da sociedade civil à volta da candidatura do ex-líder do PAICV.