A partir de hoje, quem procurar os serviços administrativos da Câmara de S. Vicente vai encontrar um ambiente físico diferente e provavelmente uma equipa de front office com outra motivação e profissionalismo. Esta tarde, o edil Augusto Neves inaugurou o balcão único de atendimento, um espaço reformado e mais amplo que integra os vários serviços municipais prestados na cidade do Mindelo. Com essa operação, foram eliminadas as diversas salas e criada uma ala única, munida de computadores e uma equipa técnica trajada agora com polo de cor azul.
Segundo o vereador Rodrigo Rendall, esse investimento enquadra-se num projecto mais alargado de modernização administrativa da autarquia mindelense e que tem como principal objectivo dar o melhor atendimento possível aos utentes. “O balcão visa simplificar a relação entre os cidadãos e a Câmara. O que temos aqui é resultado de um trabalho de restruturação organizacional que facultou a integração de serviços e dos vários front-offices num único espaço”, explica o referido vereador, assegurando que essa medida será acompanhada de um plano de formação contínua dos funcionários da CMSV, para reforçar as suas capacidades técnicas e melhorar a sua relação com o público.
Para o autarca Augusto Neves, o balcão único de atendimento é um investimento de “muita responsabilidade”, se for levado em conta que S. Vicente alberga neste momento 83.000 pessoas e que diariamente “muita gente” procura os serviços da CMSV para resolver os seus problemas. O desafio, na sua perspectiva, será acelerar a capacidade de resposta do atendimento público e combater a burocracia. Uma das vias, diz o presidente da CMSV, é a desmaterialização dos procedimentos, processo que a edilidade já iniciou. “O processo está a ser iniciado agora, tem sido um trabalho árduo, mas vamos continuar porque ainda falta muito por fazer”, reconhece Neves, que se mostra apto a escutar “críticas construtivas” e levá-las à prática, se for possível. Aliás, segundo o edil, essa obra é resultado de sugestões de munícipes e também da observação feita a nível interno.
O ano 2019, na opinião de Fernanda Vieira, não poderia começar da melhor forma para os profissionais da Câmara de S. Vicente e os próprios munícipes. “A primeira sensação que tive quando aqui cheguei, e encontrei tudo ‘blue’, foi de serenidade. Apelo a todos aqueles que trabalham no atendimento que mantenham um espírito aberto de boa disposição e tenham sempre em conta que todos gostamos de ser bem-recebidos. Todos sabemos que onde há front-office há sempre desagrado e críticas, mas estamos aqui para melhorar e alegra-me saber que vai haver uma aposta na formação contínua do pessoal”, realça a presidente da Assembleia Municipal de S. Vicente, instituição que, aliás, vai também receber reformas no serviço de atendimento ainda este ano.
Kim-Zé Brito