Cabo Verde com 56 doentes recuperados da Covid-19

Um total de 56 doentes com a covid-19 já recuperaram e tiveram alta hospitalar em todo Cabo Verde, sendo a maioria na ilha da Boa Vista, anunciou o Director Nacional de Saúde, Artur Correia, que anunciou ainda como dado positivo a existência hoje de apenas dois casos suspeitos no concelho da Praia. Na manhã de hoje o ministério da Saúde revelou em comunicado que mais 12 pessoas tinham testado positivo, elevando para 230 o numero de contaminados pelo novo coronavírus no país desde o inicio da pandemia. 

Segundo Artur Correia, 178 pessoas estão neste momento internadas em todo o país, a grande maioria na Praia (160). Na Boa Vista neste momento apenas 7 pessoas estão isoladas nos hospitais, resultado de uma redução significativa decorrente das altas dos pacientes curados. “Continuamos com dois pacientes internados no Tarrafal. Mas, a boa noticia é, sem duvida, o aumento do número de recuperados, que passou de 38 para 56, paciente até às 15 horas de hoje. Este número refere aos 46 doentes curados na ilha da Boa Vista, sete na Praia e três em São Vicente”, comemorou. 

Entretanto, de ontem para hoje, a quantidade de pessoas em isolamento no país disparou para 512, decorrente dos 27 casos confirmados ontem no concelho da Praia, que já contabiliza 73% do total dos casos positivos registados no país, sugiro da Boa Vista com 24%. O DNS garante que, a maioria destes casos, foi diagnosticado a partir de investigação (75%). Apenas 25% foram casos suspeitos confirmados através de testes. 

Outra boa noticia é que neste momento já não há amostras pendentes, salvo os resultantes da investigação que iniciou imediatamente após a confirmação dos 27 casos. Confrontado com o caso de uma pessoa que submeteu a testes desde o dia 26 de abril e ainda não conhece os resultados, este diz não ter qualquer informação sobre o facto, mas admite que possa ter havido falhas devido ao avalanche dos ultimo dias. 

Em relação aos médicos cubanos que estão em Cabo Verde há 17 dias, Correia indica que estão a sair de quarentena e que, logo que observados todos os critérios de alta,  o que deverá acontecer entre hoje ou amanhã. De imediato, serão distribuídos entre as ilhas de Santiago, Boa Vista e São Vicente. “Estes médicos não vão fazer testes aos pacientes. Vão estar ligados a investigação epidemiológica, sobretudo no reforço do trabalho no terreno, aos cuidados intensivos e nas delegacias de saúde, tendo em conta que alguns são especialistas em medicina geral”, detalha. 

Ao longo do dia de hoje foram várias as pessoas a questionar os efeitos do uso prolongado das mascaras, pelo o DNS chamou atenção para os perigos desta pratica. Afirmou que estas não são de uso permanente e que só devem ser usados em ambiente de risco, nomeadamente em espaços com muitas pessoas, caso dos bancos, hospitais, autocarros e nas saídas à rua. Também é preciso ter cuidado com a sua higienização, sendo que devem ser substituídas dentro da razoabilidade, concluiu Artur Correia.

Sair da versão mobile