Cabo Verde foi escolhido como beneficiário do Fundo Pandêmico, um mecanismo de financiamento multilateral dedicado a fornecer subsídios plurianuais para os países de baixa e média renda, a fim de fortalecer as suas defesas contra ameaças futuras de pandemias.
Em nota, o Governo anuncia para hoje uma conferência de imprensa, a ser proferida pela Diretora Nacional de Saúde, Ângela Gomes, que disponibilizará mais detalhes sobre o financiamento recebido e as iniciativas que serão desenvolvidas para fortalecer a resiliência do país contra futuras pandemias.
Vai antecipando, entretanto, que Fundo Pandêmico, lançado oficialmente sob a presidência da Indonésia no G20, é uma iniciativa global que busca mobilizar recursos adicionais e promover a colaboração entre os países, agências das Nações Unidas e Bancos Multilaterais de Desenvolvimento.
Com um capital inicial de dois mil milhões de dólares, provenientes de 25 contribuintes soberanos e filantrópicos, este fundo tem como missão apoiar os países vulneráveis a prepararem melhor para enfrentar emergências de saúde de alcance pandêmico.