O Banco Mundial aprovou um crédito no valor de 25 milhões de dólares a Cabo Verde, destinado especificamente ao setor da saúde. Tem uma abrangência nacional, segundo o Governo, sendo que em São Vicente vai contemplar o Centro de Saúde de Monte Sossego e a Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) do Hospital Dr. Baptista de Sousa.
O crédito é direccionado ao Programa de Segurança Sanitária de Segurança Sanitária na África Ocidental e Central, utilizando a Abordagem Programática Multifásica (MPA). A expectativa é de que em breve o Governo e o BM assinam o acordo de financiamento, iniciando de imediato sua implementação.
Foi o próprio BM que, de acordo com comunicado emitido pelo Governo, anunciou a aprovação deste crédito, no âmbito do IDA. O projeto, detalha a nota, visa aumentar a colaboração regional e as capacidades dos sistemas de saúde para prevenir, detectar e responder às emergências sanitárias na África Ocidental e Central como um todo, particularmente em Cabo Verde.
Está estruturado em cinco componentes, designadamente a prevenção, a deteção e respostas às emergências, ainda a gestão do projeto e reforço de capacidade institucional e resposta contingente a emergências. “O projeto tem abrangência nacional, embora algumas atividades, que envolvem a construção/reabilitação de infraestruturas serão localizadas em áreas geográficas específicas”, pontua.
De entre outros, este vai contemplar os centros de Saúde de Monte Sossego em São Vicente, de Achada Igreja em São Salvador do Mundo, de Cidade Velha em Ribeira Grande de Santiago e de Santa Catarina do Fogo. Ainda: o depósito Regional de Medicamentos na Praia, a Unidade de Cuidados Intensivos em São Vicente, o Laboratório de saúde animal e o Centro de Diagnóstico de Santiago.