Aumentou para três o número de pessoas infectadas em Cabo Verde com o novo coronavírus e que estão neste momento todas confinadas nos hotéis Riu Karamboa e Riu Palace, na Boa Vista. Esta manhã, as autoridades sanitárias anunciaram a confirmação de mais dois testes positivos, que envolvem turistas de nacionalidade holandesa e inglesa, que se vêm juntar ao inglês de 62 anos que se hospedou no hotel Riu Karamboa no dia 9 deste mês, a primeira pessoa oficialmente doente no país. Esse quadro obrigou as autoridades sanitárias a colocar o hotel Palace também de quarentena, tal como chegaram a fazer com Karamboa, e continuam a monitorar os hóspedes e funcionários, com a ajuda de um médico particular que se encontra num desses estabelecimentos turísticos.
No entanto, o ministro da Saúde assegurou esta manhã que os três pacientes apresentam um quadro clínico estável. Sendo mais específico, o médico Arlindo do Rosário enfatizou que estão a respirar normalmente, ou seja, sem necessidade de ventiladores. Neste momento, a equipa médica tem estado a controlar os sintomas, mais precisamente a febre e a tosse, que costumam acompanhar as pessoas doentes por esse vírus.
Os serviços de saúde da Boa Vista dispõem de cinco ventiladores, três deles levados ontem por uma equipa de protecção civil, integrada por militares e médicos. A missão é ajudar a conter o alastramento da infecção, mas também impedir a saída de pessoas da Boa Vista, ilha que se encontra de quarentena. Isto porque nos últimos dias as autoridades tiveram conhecimento de pessoas que saíram da Boa Vista para Santiago em botes e barcos de pesca, o que pode constituir uma fuga à medida de contingência. E, como refere Artur Correia, DNS, a situação exige uma resposta musculada.
Segundo Artur Correia, Director Nacional da Saúde, há cerca de dez dias que esse serviço enviou a todos os hotéis do país normas a serem adoptadas em caso de suspeita de pessoas infectadas, pelo que tanto o pessoal de Riu Karamboa como o de Riu Palace sabiam como agir para efectuarem o isolamento de suspeitos. As instruções abrangiam também medidas de desinfecção dos espaços.
Até o momento, Boa Vista é a única ilha com pessoas infectadas com o coronavírus. Esta manhã, a DNS avançou que foram identificados mais dois suspeitos em S. Vicente e na Boa Vista, mas os testes deram resultado negativo para a pessoa isolada no hospital Baptista de Sousa, na cidade do Mindelo.
Kim-Zé Brito