A Autoridade Reguladora para a Comunicação Social vai apresentar os resultados de um estudo sobre os impactos da Covid-19 na imprensa em Cabo Verde numa conferência alusiva ao dia mundial da Rádio.
O papel e os desafios das rádios de proximidade nas sociedades em rede será o ponto central de uma conferência organizada pela ARC e a Comissão Nacional de Cabo Verde para a Unesco no dia 11 de fevereiro. O evento será realizado através da plataforma digital da Skype e visa assinalar o Dia Mundial da Rádio.
Conforme o programa, a conferência começa pelas 10 horas com breves palavras da presidente do Conselho Regulador da ARC da Secretária Executiva da Comissão Nacional de Cabo Verde para a Unesco. Quinze minutos depois arranca o evento subordinado ao tema “Rádio, meio de confiança: O papel e os desafios das rádios de proximidade nas sociedades em rede”. A primeira apresentação estará a cargo do jornalista Nuno Ferreira, que irá falar da experiência da Rádio Morabeza face aos desafios das rádios na era digital.
Momentos depois será a vez do jornalista Nélio Santos analisar o advento e percurso das rádios de proximidade em Cabo Verde. Caberá ao jornalista Fernando Carrilho, reformado da RCV, discorrer sobre a rádio como meio de proximidade.
Será aberto um período de perguntas-respostas e considerações, para depois serem apresentadas as experiências das rádios comunitárias de Santa Maria, Espargos, Voz di Djarmai, Vós di Santa Crus e da Rádio Comunitária de Desenvolvimento da Mulher, de Santo Antão. Após debate, será encerrado o primeiro período.
Para a tarde, os técnicos da ARC Celso Media e Dilma Cardoso vão falar sobre os critérios de avaliação do cumprimento do rigor informativo, pluralismo e diversidade nos conteúdos radiofónicos. Caberá ainda a Eugénio Martins, igualmente da Autoridade Reguladora para a Comunicação Social, a responsabilidade de apresentar as exigências legais e missão das rádios comunitárias.
Por fim, Justino Miranda, Secretário Executivo da ARC, irá revelar os resultados do questionário sobre o impacto da Covid-19 na imprensa em Cabo Verde.