A Comissão Política Regional do PAICV estará reunida hoje na cidade do Mindelo com as eleições autárquicas em cima da mesa, mas não vai anunciar ainda o nome do candidato para encabeçar a corrida à Câmara de S. Vicente. Abordado pelo Mindelinsite para confirmar se o cabeça-de-lista do partido seria conhecido hoje, tal como anunciou o Notícias do Norte, Alcides Graça refutou esse cenário e alertou que nenhum órgão de comunicação social irá estabelecer a agenda do PAICV em S. Vicente. “Ainda mais quando sequer fomos abordados por esse órgão sobre essa matéria”, realça o presidente da Comissão Política Regional do PAICV em S. Vicente, lembrando que o nome escolhido será ainda comunicado à cúpula do partido, antes de ser publicitado.
Segundo Graça, a reunião de hoje é apenas mais um exercício de análise das hipóteses em discussão para o próximo combate eleitoral. Como chegou a avançar o Mindelinsite, o PAICV esteve a sondar quatro figuras mindelenses – a saber Xazé Novais, Albertino “Titota” Graça, Nelson Lopes e Manuel Inocêncio Sousa -, mas estava com dificuldades em conseguir a aceitação das mesmas. Do grupo, o deputado Manuel Inocêncio já é carta fora do baralho, enquanto Albertino Graça e Xazé Novais deixaram entender na altura que ainda não tinham discutido o assunto directamente com o partido. Quanto ao empresário Nelson Lopes foi impossível o contacto com ele, já que estava fora do país.
“Mais do que falar em nomes preferimos falar em cenários, que serão conhecidos na altura própria”, reage Alcides Graça quando pedido para confirmar a lista dos supostos candidatos que estão a ser alvo do escrutínio interno. Este apenas adianta que o dossier será tratado com a devida cautela e assegurou que o candidato do PAICV será conhecido no mês de Março, tal como prometido.
KzB