Trump sugere bombas nucleares para deter furacões

O Presidente dos EUA Donald Trump terá sugerido em várias ocasiões que as forças armadas norte-americanas bombardeassem furacões para os impedir de alcançarem o território dos EUA, escreve, nesta segunda-feira, o site norte-americano de notícias Axios. Fontes citadas pelo site afirmam ter ouvido o Presidente a referir a ideia ou ter tido acesso a um memorando do Conselho de Segurança em que essa sugestão ficou registada.

Segundo uma das fontes, o Presidente dos Estados Unidos terá mencionado a possibilidade num briefing sobre um furacão que se aproximava dos EUA, na Casa Branca, com vários responsáveis pela segurança interna nacional: “Percebi, percebi. Por que não lançamos uma bomba nuclear sobre eles? Eles começam a formar-se na costa de África e, enquanto se movem pelo Atlântico, lançamos uma bomba nuclear dentro do olho do furacão e isso irá desfazê-lo. Por que não fazemos isso?”, terá repetido Trump.

A fonte não identificada citada pelo Axios lembra que o responsável pelo briefing terá dito que “iria ver o que se podia fazer”. Trump terá respondido, reiterando a sua questão e deixando a sala “surpreendida”. “Quando a reunião acabou pensámos: ‘Mas que raio? O que fazemos com isto?’”, disse a fonte ouvida pelo site noticioso.

Não foi a primeira vez que o Presidente aflora esta questão: segundo um memorando de 2017 do Conselho de Segurança, Trump perguntou se não se devia bombardear os furacões para os impedir de atingir o país. De acordo com uma fonte, o Presidente terá falado em bombardear várias coisas e “não apenas furacões”. “O seu objectivo – evitar que um furacão catastrófico atinja o continente – não é mau. O seu objectivo não é mau”, disse um alto funcionário ouvido pelo Axios, saindo em defesa do Presidente. 

A Casa Branca não quis comentar sobre “as discussões privadas que o Presidente possa ou não ter tido com a sua equipa de segurança nacional”.

C/Público.pt

Sair da versão mobile