Mayara Sousa é uma menina de 16 anos que está a ver a realidade ultrapassar a amplitude dos seus sonhos. Desde criança queria ser modelo, mas nunca pensou que a sua carreira iria descolar tão cedo e com tanto impacto. Tudo começou num desfile da Cabo Verde Fashion Week, no ano passado, na cidade do Mindelo. A jovem fez uma única passagem no último dia e cativou logo a atenção de uma agência de moda.
“Acho que foi sorte porque fiz a minha passagem na passarela no último dia e fui uma das escolhidas. O pessoal da agência Karater Agency chamou-me logo em Julho para participar em Portugal no Carácter Model Tour, que acontecia no mês de Agosto. Fui e tudo correu bem”, conta Mayara.
Satisfeita com a performance dessa jovem mindelense, a referida agência convidou-a a ficar mais tempo nas terras lusas e participar nos desfiles Moda Lisboa e Portugal Fashion. “Foi impossível desfilar na Moda Lisboa, mas tive a oportunidade de participar por duas vezes no Portugal Fashion em Outubro de 2018 e Março deste ano”, revela essa adolescente, que, entretanto, fez uma série sessões fotográficas para ilustrar editoriais de revistas online e um desfile para promover a marca Salsa.
“Sou sempre convidada para sessões fotográficas e sou muito bem tratada”, acrescenta a modelo, que está fascinada com a forma como está a iniciar a sua carreira. “Tem sido uma experiência incrível. As coisas estão a acontecer de forma tão rápida que às vezes fico a perguntar se isto é verdade”, confessa.
Com 1,79 metros de altura, Mayara acha que a sua presença na passarela é que despertou o interesse da sua agência. “Dizem que tenho presença e desfilo com confiança e segurança”, conta essa jovem que tem sido convidada tanto para desfiles como para sessões fotográficas por causa do seu tamanho. Como diz, se fosse mais baixa, o mais certo é que só iria posar para fotos. “É caso para dizer, bendito o meu tamanho”, diz, a brincar.
Embora a sua carreira esteja agora a descolar, Mayara já tem planos mais ambiciosos. A sua intenção é saltar para as passarelas de Milão ou Nova Iorque. Neste momento tem acordo com a Karater Agency, o que lhe dá alguma segurança, mas quer agora tentar a sorte nos expoentes máximos da moda. “No ano passado uma agência de Milão mostrou interesse em mim, mas tinha 15 anos e não podiam aceitar. Agora tenho 16 anos e as coisas mudaram de figura”, diz essa ex-estudante do Liceu Ludjero Lima, que desfilou nalguns concursos feitos fora desse estabelecimento enquanto aluna da secundária. Para ela, essa experiência foi importante na sua vida. Por isso aconselha todos aqueles que almejam atingir o estrelado no mundo da moda para aproveitarem as oportunidades, mesmo que sejam as mais irrisórias. “Em primeiro lugar é sempre uma experiência que se adquire, além disso nunca se sabe quem pode estar a ver-nos. Basta um vídeo na internet para a nossa sorte mudar.”
Mayara completou o 10° ano de escolaridade em Portugal. Conciliar o estudo e a moda tem sido complicado, mesmo assim conseguiu passar de ano. Devido aos compromissos com a agência faltou aulas e testes, mas que foram justificadas com a ajuda da empresa. A sua intenção é manter o foco na moda e na escola, até porque quer atingir um outro objectivo – fazer medicina.
Viver longe de Cabo Verde de um momento para outro, embora sempre acompanhada pela mãe e uma tia residente em Portugal, foi um choque na vida dessa jovem. Mesmo assim, essa situação ajudou-a a fortalecer a sua personalidade. “Hoje sou uma mulher mais responsável e madura. Passei a pensar e a decidir por mim, a assumir os meus compromissos com responsabilidade”, salienta a modelo, que gostaria de ver a sua história motivar outros jovens.
É natural no mundo da fama, os novatos terem os seus ídolos, normalmente modelos internacionais. No caso da Mayara, apesar de gostar das profissionais Marina Barbosa e Carla Pereira, revela que a sua principal inspiração foi a amiga e modelo fotográfico Saidy Monteiro.
Kim-Zé Brito