UNTC-CS pede aos trabalhadores para transformarem 1º de Maio numa jornada de reflexão

A Secretaria-Geral da UNTC-CS pediu hoje aos trabalhadores cabo-verdianos para transformarem as comemorações do 1º de Maio numa jornada de reflexão face à atual situação sanitária, económica e Social do nosso planeta e de cabo Verde em particular. Joaquina Almeida aproveitou a conferência proferida no inicio desta tarde para endereçar condolências à família enlutada pelo falecimento do saudoso Kaka Barbosa, membro fundador da UNTC-CS. 

Segundo esta líder sindical, a importância do 1º de Maio vai muito além da simples comemoração dos direitos dos trabalhadores com um dia de descanso. É o resultado de vidas inteiras de lutas e conquistas ao longo de séculos. “Esta data não pertence só ao passado, representa uma luta contínua e sempre actual pela melhoria das condições de trabalho tendo em vista o progresso económico, social, familiar e comunitário a par do desenvolvimento tecnológico das nossas sociedades”, frisou.

O mundo está a transformar de forma rápida e com uma combinação de fatores que afetam as relações humanas e sociais, principalmente as do domínio do trabalho, afirma. Mais: os trabalhadores continuam longe de muitas coisas que precisam lutar para alcançar. Apesar disso, afirma, a UNTC-CS e os Sindicatos decidiram, durante o Estado de Emergência, associar às Autoridades Políticas e Administrativas no combate ao Covid-19.

Neste sentido, apela ao cumprimento das medidas protecção adoptadas pelo Governo e ao respeito das garantem a manutenção dos postos de trabalho e o direito ao salário dos trabalhadores . Por outro lado, diz esperar que estes transformem as comemorações do 1º de Maio, numa jornada de reflexão face à atual situação sanitária, económica e Social do nosso planeta e de Cabo Verde em particular. “Transformamos as nossas fraquezas atuais e forças e oportunidades na defesa do bem vida e na recuperação económica e social do país no período pós pandemia”, reforça.

Almeida termina com uma mensagem de fé, esperança e confiança no futuro aos seus colaboradores e aos trabalhadores em geral, de modo a refletirem, conjuntamente, sobre problemas que os afligem.

Sair da versão mobile