Os bombeiros de S. Vicente desinfectaram esta manhã a parte exterior da Universidade do Mindelo, no âmbito dos preparativos para a reabertura paulatina das aulas de todos os cursos. Segundo Graciano Nascimento, membro do Conselho Científico, os alunos do quarto ano vão regressar às salas a partir desta segunda-feira e uma semana depois será a vez dos universitários do 3° ao 1° ano. “Estamos a concluir os preparativos para receber os primeiros estudantes respeitando todas as medidas de segurança emanadas dos Ministérios da Saúde e da Educação e da Organização Mundial da Saúde”, assegura o sociólogo, acrescentando que a escola movimenta cerca de 800 alunos de manhã, á tarde e à noite.
Em termos concretos, a Universidade decidiu colocar líquido desinfectante, água e sabão à disposição dos alunos, diminuir o número de estudantes por sala, determinar o uso obrigatório de máscaras e eliminar os intervalos para evitar aglomerações nos corredores. Para o efeito, as salas foram preparadas para permitir o distanciamento entre os alunos, com cada a ocupar uma cadeira colocada a uma certa distância das outras. As turmas com mais estudantes passam a usar salas mais amplas e alguns minutos antes de cada aula os espaços serão desinfectados por um produto autorizado.
“A presença nas aulas é facultativa. Pode haver o caso de um aluno que faça parte do grupo de risco que não queira se expor. Neste caso recebe o conteúdo das aulas por email. Porém, o aluno é obrigado a fazer a avaliação contínua e os exames de forma presencial”, informa Graciano Nascimento.
Caso surjam novos casos de covid-19 em S. Vicente, a Uni-Mindelo vai agir consoante as recomendações das autoridades sanitárias, segundo Nascimento. Já dentro da universidade, os alunos serão seguidos e se houver uma suspeita será logo acionado o serviço de saúde pública.
Devido ao cancelamento das aulas provocado pela pandemia, a Universidade do Mindelo vai prolongar o ano lectivo. Assim, as aulas recomeçam no dia 11 de Maio e decorrem até 24 de Julho. Depois serão realizados os exames de primeira e segunda época até 21 de Agosto. A próxima época lectiva começa logo em Outubro de forma normal.
KzB