Iniciativa de Cau Ribeiro: S. Nicolau será invadida por caravana de 300 pessoas provenientes de S. Vicente

A ilha de S. Nicolau será “invadida” de 4 a 7 de Julho por uma caravana composta por 300 pessoas provenientes de S. Vicente, ligadas a grupos desportivos, recreativos, culturais e da área da saúde. A digressão, denominada Região Tour, irá movimentar a terra de Chiquinho durante esses dias com torneios de futebol de veteranos, futebolim e andebol, feiras de saúde, palestras sobre violência baseada no género e combate ao alcoolismo, excursões turísticas, aulas de Mazurka e Contradança e ainda desfiles e workshops de Carnaval com figuras de destaque do Cruzeiros do Norte.

Este projecto, segundo o mentor Carlos “Cau” Ribeiro, surge com o intuito de dinamizar S. Nicolau e ao mesmo tempo reforçar os laços que unem essa ilha e a de S. Vicente, onde reside um número expressivo de pessoas originárias da terra do poeta Baltasar Lopes. A iniciativa, assegura Cau d’Telecom, acabou por encontrar eco junto da Delegacia de Saúde de S. Vicente, das Câmaras Municipais de S. Vicente, Ribeira Brava e do Tarrafal, empresas comerciais, as associações de Andebol e de Futebol das duas ilhas, o grupo carnavalesco Cruzeiros do Norte, motoqueiros etc., que estão a dar corpo a essa ideia de intercâmbio.

“Estamos satisfeitos com o envolvimento e o interesse manifestado até o momento pelas pessoas e instituições. A viagem será feita de barco, com partida às sete horas da noite do dia 4 e chegada ao Tarrafal quatro horas depois. O custo individual é de sete contos, que inclui a passagem, o transporte terrestre e a alimentação”, informa o organizador, que tem um orçamento de quase dois mil contos para esse evento.

As actividades irão envolver os dois municípios da mesma forma. Assim, as duas cidades serão palcos de feiras de saúde, torneios desportivos, passeata de motoqueiros, desfiles carnavalescos e excursões turísticas. No entanto, o programa cultural promete chamar uma atenção especial. É que estão agendados desfiles conjuntos do Cruzeiros do Norte e suas congéneres da ilha de S. Nicolau. Além disso está programado um workshop sobre rainha de bateria, porta-bandeira, mestre sala, batucada e musas com integrantes do Cruzeiros do Norte, o passista João Carlos Silva e maestros do Mindel Samba. Ainda no domínio cultural, o programa inclui espectáculos com Samba Groove, grupo de rabecada de S. Nicolau e aulas de Mazurka e Contradança.

No campo desportivo, esse momento de convívio inclui torneio de futebol de veteranos de Santo Antão, S. Vicente e S. Nicolau. Da parte de S. Vicente, já estão garantidas as participações do Cantareira, Castilhano, Ponta d’Pom e Frescomar; a ilha de Santo Antão será representada pelos atletas de Bord d’Ferr e de Manel Djey. O programa ainda inclui jogos de andebol nos dois concelhos com a participação do clube Batuque nos escalões masculino e feminino.

Para poder garantir o financiamento do projecto, Cau Ribeiro tem agendado para 15 de Junho um arraial de San Jôn no grémio Castilho, com jogos tradicionais, rifas, actuação de tamboreiros e espectáculo com o cantor Anísio Rodrigues. Entretanto, desloca-se hoje à noite para S. Nicolau para ultimar os preparativos com representantes das duas municipalidades da ilha. Segundo Cau, caso tudo corra bem, a Região Tour será transformada numa associação vocacionada para organizar excursões entre as ilhas de S. Vicente, Santo Antão e S. Nicolau.

Sair da versão mobile