Operação Natal em SV: PN vai agir sobre quem consumir bebidas alcoólicas na rua

A Polícia Nacional vai agir com base na lei sobre pessoas ou grupos que encontrar a consumir álcool na rua por esta quadra festiva, inclusivamente no dia de S. Silvestre. Conforme Madeline Luz, chefe do Corpo de Intervenção e Serviço de Piquete, a lei será cumprida, embora esteja ciente das dificuldades que os agentes irão encontrar no Reiveillon, ainda mais em S. Vicente, ilha onde essa data leva milhares de pessoas para as ruas com elevada dose de euforia.

“É uma época em que aumenta a apetência ao consumo de bebidas alcoólicas e, quem conhece como os mindelenses celebram a passagem de ano, sabe que não é uma tarefa fácil para a Polícia. Por isso apelamos à colaboração das pessoas no sentido do cumprimento da lei”, frisa esse oficial da PN, entidade que convocou a imprensa para divulgar o seu tradicional plano de segurança pela quadra natalícia. Este ano, a intervenção dos efectivos da Polícia Nacional em S. Vicente, que ronda os 235 efectivos, irá decorrer de 15 de Dezembro a 5 de Janeiro.

Madelino Luz, Chefe do Corpo de Intervenção e Piquete

Durante este período, a PN vai aumentar as rusgas, buscas, fiscalizações de veículos e estabelecimentos comerciais, intensificar o combate à fraude e evasão fiscal, controlar as zonas urbanas mais sensíveis, os portos e o aeroporto internacional, reforçar o acompanhamento e a segurança de altas entidades nacionais e estrangeiras… Para o efeito, a PN vai adoptar escalas de serviço que permitam racionalizar os meios humanos e materiais, intensificar o patrulhamento auto, de bicicleta e apeado, realizar mais operações stop, visitar os navios que entram e saem do Porto Grande com mais frequência, fiscalizar os estabelecimentos comerciais, em particular os que vendem tabaco, bebidas alcoólicas e medicamentos, averiguar o tipo de brinquedos à venda nas lojas. Os brinquedos que representem ameaças à segurança das crianças e dos adultos serão apreendidos e destruídos.

Segundo Madelino Luz, a operação da PN junto das lojas e pontos de venda de bebidas poderá ser feita em parceria com a Inspecção-Geral das Actividades Económicas. Este assegura que toda a intervenção será orientada e executada visando a salvaguarda dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, para que toda a gente possa celebrar o período natalício na paz e em segurança.

KzB

Sair da versão mobile