OMCV e Associação Voluntarismo SV retomam parceria com formações em enfermagem e ideias de negócio


A Organização das Mulheres de Cabo Verde e a Associação Voluntarismo São Vicente retomaram ontem a parceria oferecendo formações nas áreas de enfermagem e de ideias de negócio. A chegada das duas volunturistas marca a reactivação dos projectos com turistas nacionais, que tinham sido interrompidos há um ano devido a pandemia.
“Já temos o público alvo identificado e, de 26 a 29, irão acontecer as atividades que se traduzem em workshops, sensibilização para a vacinação, dicas de negócio e acompanhamento dos empreendedores no terreno”, afirma a delegada da OMCV em São Vicente, Fátima Balbina.

A formação sobre dicas de negócio  abrange 12 empreendedores, enquanto a de enfermagem tem vinte pessoas divididas em duas turmas e será ministrada  pela portuguesa Ana Duarte. Esta, que visita São Vicente pela primeira vez e estreia também como voluntária durante as suas férias num país estrangeiro, diz estar a gostar do Mindelo, urbe que se difere das ilhas do Sal, Santiago e Fogo, que já conhecia. Com a sua passagem por Mindelo pretende “deixar alguma bagagem” a participantes da formação, nomeadamente sobre cuidar de pessoas dependentes.

Esta retoma dos projetos com a chegada de turistas internacionais é vista com satisfação por Miguel Louro, uma das pessoas à frente do Voluntarismo, depois de um ano, por causa da pandemia. Durante este período, Louro assegura que esta associação esteve voltada para outras causas sociais, tentando amparar pessoas que perderam o sustento. Para isso, assegura, o Voluntarismo contou com a colaboração de pessoas que acreditam neste projeto, nomeadamente turistas que já deram contributo às comunidades em São Vicente. Apesar de ao longo dos anos terem recebido maior parte de turistas internacionais, Miguel Louro acredita que o voluntarismo nacional pode ser de grande valia e por isso frisa que espera o engajamento dos mesmos.

A parceria entre a delegação de São Vicente da OMCV e o Voluntarismo existe desde 2019, tendo um número considerável de turistas passado pela instituição e trabalhado diferentes vertentes sociais.

Sidneia Newton

Sair da versão mobile