A Organização das Mulheres de Cabo Verde começa amanhã, segunda-feira, o programa do Mês da Mulher, que este ano acontece com base no lema “Igualdade de género para um amanhã sustentável”. Esta é a forma da instituição comemorar também o seu aniversário, com a retoma gradual da programação mais junto das pessoas, depois de dois anos, onde o distanciamento físico e o isolamento social têm sido as palavras de honra.
“Habitualmente, todos os anos, a OMCV costuma elaborar o programa público de Março, mês da mulher, mas, desde 2020, devido à situação da pandemia, temos vindo a fazer um programa muito mais restrito, com poucas atividades públicas. No entanto, este ano, a OMCV completa 41 anos de existência e, mesmo com algumas restrições, programamos um leque de atividades”, explica Fátima Balbina, a delegada da instituição no Mindelo.
De acordo com o programa, a comemoração começa na segunda-feira com a abertura de um gabinete jurídico para atendimento a mulheres vítimas de VBG, sem condições económicas, e a delegada promete um número exclusivo para atendimento às vítimas. Ainda estão agendadas outras atividades como roda de conversa sobre Igualdade, envolvendo mulheres de diferentes nacionalidades, deslocações às comunidades, feiras e encontros de gerações.
“O encontro de três gerações será realizado na OMCV e iremos analisar o passado e o presente para ver o que mudou, o que melhorou e o que poderá ser feito para a melhoria. É um encontro de género, mas também de cidadania”, assegura Fátima Balbina.
Neste mês multiplicam-se as parcerias e a presença da instituição em eventos públicos em prol da ocasião, dedicada à mulher. “A convite de Isabel Varela, a OMCV irá participar numa gala, ainda, haverá uma atividade em conjunto com a Câmara Municipal e alguns parceiros. Igualmente a OMCV irá participar de uma feira de recursos e autossuficiência da igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, assim como no programa da Morabi, com a Polícia Nacional e Volunturismo“, acrescenta.
O dia da mulher cabo-verdiana, que se comemora a 27 de Março, é também o dos 41 anos da OMCV e o primeiro da criação da agência OM Crédito no Mindelo, por isso Balbina considera essa data motivo de festa na OMCV durante todo o dia.
O lema adotado, pela OMCV a nível nacional, diz a delegada no Mindelo, será o mesmo que a ONU Mulheres, por acreditarem neste mesmo propósito e o programa segue a mesma linha, assim como a imagem ilustrativa de uma balança que representa o equilíbrio entre o homem e a mulher.
“Igualdade de género tem que ser isso, porque, às vezes, quando se fala em igualdade de género faz-se atividades mais direcionadas às mulheres. Mas a igualdade de género é entre homem e mulher, onde todos possuem os mesmos direitos para participarem no desenvolvimento do país lado a lado, de forma equilibrada” assegura Fátima Balbina Lima, que garante que a imagem representa, além da igualdade, a equidade de género e a lei de paridade.
Num contexto ainda de restrições, a delegada da organização apela aos parceiros, colaboradores e pessoas que se formaram na instituição a se aproximarem da “casa” para a comemoração de mais um aniversário da instituição.
Sidneia Newton