Matiota recebe actividades desportivas e culturais para assinalar dia da mulher cabo-verdiana e homenagear Dona Lily

A zona do trampolim da Matiota será palco amanhã de um “festival” em comemoração ao dia da mulher cabo-verdiana e que vai homenagear a falecida empresária Lily Freitas, figura de proa do grupo Vindos do Oriente e activista social. O evento, denominado “Matiota é nossa, Matiota ê pa pove”, visa promover uma ampla convivência social nessa pequena enseada de águas tranquilas, assim como actividades desportivas e culturais.

O programa contempla corrida de natação, prova de salto do trampolim, volta de caiaque e pranchas, exposição fotográfica da antiga Matiota e imagens da limpeza do tanquim, poesia e animação musical. Segundo António Silva, membro da comissão cívica para valorização da Matiota, é vontade da organização que compareça “toda a gente”, pois essa orla marítima é para o povo.

“Quisemos homenagear dona Lily no dia 22, data do seu falecimento, mas depois achamos que não era o momento próprio. Isto vai acontecer agora para reconhecer o contributo que ela deu a vários níveis em S. Vicente, pois a sua intervenção ultrapassava o Carnaval. Só para constar que ela foi a primeira pessoa a ajudar-nos financeiramente para a limpeza do tanquim da Matiota”, informa Silva.

Faz algum tempo que a limpeza do tanquim foi suspensa, devido ao projecto da corrida Ocean Race nessa zona, mas, segundo António Silva, a comissão precisa ser informada das démarches. “Continuamos a querer saber informações sobre as intervenções previstas para Matiota no âmbito da Ocean Race. Se continuarem a demorar, retomamos a limpeza do tanquim”, diz a referida fonte.

Entretanto está agendada para segunda-feira no Centro Cultural do Mindelo a assembleia constituinte da Associação Cívica para Valorização da Matiota e aprovação dos Estatutos. Dada a urgência da associação iniciar os seus trabalhos, será feita a eleição dos órgãos sociais e a tomada de posse logo no mesmo dia.

Sair da versão mobile