Um homem de 33 anos, residente na zona da Ribeira Bote, está desaparecido no mar de Jon d’Ébra desde a tarde de ontem. Helder “Tchukin” Spencer Alves estava num passeio-convívio com outros colegas de trabalho da empresa Eloy Neves quando foi arrastado por fortes correntes, conta ao Mindelinsite a irmã Memente d’ Mar Canal, a partir da praia, onde acompanha neste momento os trabalho de busca junto com outros familiares.
De acordo com esta nossa fonte, passava das 14 horas de ontem quando Tchukin decidiu ir tomar um banho de mar. Ele e outros colegas entraram na água e, de imediato, começaram a ser arrastados pela corrente. “Foi tudo muito rápido. Os companheiros nada conseguiram fazer. Aliás, por pouco a tragédia não foi maior porque o mar ainda tentou arrastar outras pessoas” revela a irmã do jovem desaparecido.
Ao perceberem que, sozinhos, não conseguiriam socorrer a vítima, os companheiros accionaram os Bombeiros Municipais, que prontamente se deslocaram a essa praia. As buscas feitas durante toda a tarde de ontem revelaram-se infrutíferas, pelo que desde as primeiras horas de hoje os Serviços de Proteção Civil estão no terreno.
O capitão Rocha confirma que foram accionados pelos BM por volta das 14h25 e, de imediato, mobilizaram alguns meios, nomeadamente o navio Nho Martinho e uma embarcação semi-rígida, esta última com dois mergulhadores. “Estivemos no mar até por volta das 19h30, mas tivemos que suspender as buscas devido a falta de visibilidade e outros condicionantes. Para se ter uma ideia, as ondas eram superiores a dois metros”, informa.
Hoje, segunda-feira, as buscas foram retomadas por volta das 7h30 da manhã, com os mesmos meios, reforçados com mais dois mergulhadores. O Serviço de Protecção Civil levou ainda uma equipa formada por quatro militares -mergulhadores para efectuarem uma busca superficial.
No entanto, de acordo com o Capitão Rocha, tal não foi possível devido as condições do mar. É que hoje o mar está ainda mais revolto, com ondas superiores a dois metros. Também levaram um tio do jovem desaparecido, que chegou a ser arrastado junto com Tchukin, mas conseguiu voltar para terra. “Levamos este familiar para que pudesse nos indicar exactamente onde foram arrastados e em que direcção seguiu o seu sobrinho”, acrescentou o capitão Rocha.
Este é o segundo caso de desaparecimento nessa praia só este ano. Em Abril, Odair Pires, 31 anos, foi também arrastado pela corrente e nunca mais o corpo foi encontrado. Desconfia-se que tenha cometido suicídio.
Constança de Pina