A Polícia Marítima interceptou um camião carregado de areia extraída da praia de Salamansa, confirmou ao Mindelinsite o comandante Pedro Lopes. Para além da coima, o condutor foi obrigado a devolver a areia à praia.
O camião de areia foi interceptado na quarta-feira, após denuncia feita por moradores de Salamansa. “Fomos accionados por moradores e, de imediato, deslocamo-nos a essa praia e apreendemos o camião carregado de areia”.
O camião foi entregue ao Instituto Marítimo e Portuário (IMP), para a aplicação de coimas e outras medidas cabíveis. “Posteriormente, o condutor do camião foi obrigado a deslocar-se a mesma praia para devolver a areia”, acrescenta o comandante da PM, Pedro Lopes.
Este aproveita para informar que é proibido extrair areia das praias da ilha de São Vicente. “A Câmara de São Vicente autoriza a apanha de areia apenas nas dunas do Lazareto. É proibida a extração em todas as praias da ilha”, pontua.
Apesar da proibição, Lopes informa que dias antes tinha sido apreendido um outro camião a extrair areia na Praia Grande, o que indicia que as pessoas têm procurado as praias, sobretudo as mais distantes para fazer a apanha.
Nestes casos, diz, os prevaricadores ficam sujeitos a uma coima e outras medidas que o IMP entender serem necessárias para coibir esta prática nociva ao ambiente.