O Banco de Leite do Hospital Baptista de Sousa celebra esta sexta-feira, 19 de maio, o seu primeiro Dia da Doação de Leite Humano, este ano sob o lema “Um pequeno gesto pode alimentar um grande sonho: Doe leite materno!”, acolhendo as mães numa sessão solene na maternidade do estabelecimento de saúde. Apesar do seu pouco tempo de funcionamento – foi criado a 1 de setembro de 2022 -, a directora deste serviço, Joseane Custódio, explica que o Banco de Leite não tem problemas de ruptura, mesmo assim incentiva mais lactantes a fazerem doações e o público a ofertar frascos de vidro.
O acto central das celebrações do Dia da Doação de Leite Humano acontecerá pelas 10 horas na Maternidade do HBS. Do programa elaborado para esta efeméride consta ainda uma exposição do spot e video do Banco de Leite para Doação e uma explanação sobre a importância da dádiva de leite. Será ainda homenageado o primeiro bebé receptor de leite humano e entregue certificados às mães doadoras de leite e de frascos, seguido de uma visita guiada pelo Banco de Leite e Neonatologia com as mães.
Ao Mindelinsite, Joseane Custódio explicou que o propósito é sensibilizar as mães que estão a amamentar para a dádiva do leite materno. “Pedimos para doarem o excesso de leite que produzem para o Banco de Leite. O leite recolhido destina-se aos prematuros que não conseguem amamentar por motivos patológicos ou então porque as mães não produzem leite. São casos raros, mas acontecem. A doação é um gesto nobre porque o leite materno contém todos os nutrientes que uma criança precisa. Tem ainda substâncias protetoras e é ideal para o estômago dos bebés”, estimula esta responsável.
O leite materno, prossegue, tem uma grande quantidade de benefícios que fazem com que seja o melhor alimento para as crianças, sejam elas prematuras ou tendo nascido no tempo normal. “O objectivo do Banco de Leite do HBS é promover, apoiar e proteger o aleitamento materno. Não cinge a um banco de coleta do leite que as mães produzem em excesso. Vai muito além porque promovemos o aleitamento materno tanto dentro como fora do hospital. Felizmente, as mães cabo-verdianas gostam de amamentar os seus filhos. E, como se costuma dizer, quanto mais leite uma mãe doa, mais produz.”
Questionada como as mães têm reagido ao pedido para serem doadoras, a directora do serviço garante que a aceitação tem sido “muito boa”. “Temos apenas oito meses de funcionamento, mas temos um número razoável de doadoras, inclusive a domicílio. São mães que recebem alta hospitalar, mas que continuam a doar leite a partir de casa. Nestes casos, recebem todo o apoio do Banco de Leite, desde frascos para fazerem a coleta, ensinamentos sobre como ordenhar, higienização pessoal e dos recipientes, formas de conservar, etc. E o próprio hospital vai fazer a recolha dos frascos nas casas das lactantes. Ou seja, as mães não precisam deslocar-se para doar ou para fazer a entrega.”
São estas mães doadoras de leite e as pessoas que oferecem os frascos que vão ser homenageadas hoje no HBS. Joseane Custódio destaca a importância da doação dos frascos para o armazenamento do leite, realçando que são recipientes corriqueiros que todos têm em casa, desde frascos de café, chocolate, doces, ou outros produtos, desde que sejam de vidros com tampa de plástico. “Estamos a fazer campanha para recolha de frascos porque, sem eles, não temos onde armazenar o leite. Felizmente, temos pessoas de diversas áreas que vem ao hospital entregar frascos. As pessoas podem pensar que temos muitos frascos mas, como funcionamos com um rígido controlo de qualidade, por qualquer fissura estes têm de ser descartados. Por isso, pedimos sempre para trazerem mais.”
A higienização e esterilização destes recipientes ficam por conta do hospital, acrescenta a responsável do serviço, que aproveita para informar que o Banco de Sangue não tem ruptura de leite, mas, por estar ainda no início da sua actividade, precisa investir na divulgação do seu trabalho. Por isso, por estes dias tem vindo a fazer publicidade das suas actividades e deslocações aos centros de saúde para tentar abarcar o seu público-alvo, no caso as mães que ainda estão a amamentar.
O Dia da Doação de Leite Humano é também assinalado no Hospital Agostinho Neto com palestra sobre a composição, vantagens, ordenha e conservação do leite materno, a cargo da nutricionista Gisele Mota, do Pediatra Miguel Conbaté, da fonoaudióloga Viviane Rodrigues e da enfermeira Anicia Fernandes. A dinâmica de encerramento pelo fisioterapeuta Dulcídio Serrer.