Um incidente com alguma gravidade marcou a abertura oficial da feira URDI ontem à noite, na Praça Nova. Momentos antes dos discursos da praxe, quando ainda os convidados aguardavam a chegada do ministro da Cultura, um homem, que se presume sofrer de perturbações mentais, aproximou-se da zona onde estavam o Presidente da Câmara de S. Vicente e vereadores e incendiou uma garrafa de gasolina que levava consigo. Quando acendeu o fósforo, parte da gasolina caiu-lhe em cima da própria calça, que pegou fogo.
De imediato foi imobilizado por seguranças, que o atiraram ao chão enquanto outras pessoas apagavam as labaredas de lume, que, entretanto, se espalharam pelo piso. Quase que em simultâneo chegaram agentes da PN, que ajudaram a deter o homem, que foi levado para a Esquadra. Uma cena que pregou um grande susto aos presentes e obrigou a equipa de segurança a estar mais alerta.
“Ele apareceu de repente com a garrafa na mão e fósforo aceso. Sacudiu a garrafa, a gasolina saltou para fora e incendiou-se. Mesmo com lume nas pernas ele continuou a sacudir a garrafa, foi quando um rapaz deu-lhe um empurrão. Corri e fui chamar a polícia”, conta Djon, para quem não restam dúvidas que o indivíduo estava a dirigir-se para a zona onde estavam as autoridades.
Suspeita-se que o jovem tenha perturbações mentais, conforme três fontes abordadas por este jornal.