Governo recua na sua decisão e confirma “mudança no CA  da TACV” anunciada pelo Ministro do Turismo

O Governo recuou na decisão de garantir a continuidade do Conselho da Administração da TACV anunciada na tarde de quarta-feira ao anunciar há minutos a mudança neste órgão, que é responsável pela gestão da companhia aérea nacional. Este volte-face revela algum desnorte do Executivo, ou então, uma clara falta de articulação com os seus pares, no caso em concreto com o Ministro do Turismo e Transportes, tutela da TACV. 

Em um comunicado de imprensa acabado de chegar à redação do Mindelinsite, o Governo diz reiterar, conforme a entrevista de José Luís Sá Nogueira, que a decisão de proceder a mudanças no Conselho de Administração da TACV já havia sido tomada há algum tempo, tendo em conta a necessidade de reforçar a governança da empresa e a sua eficácia operacional e estratégica.

“Esta decisão não tem qualquer relação com as ocorrências registadas no dia 31 de agosto, envolvendo duas aeronaves operadas em regime de ACMI (Aircraft, Crew, Maintenance and Insurance), as quais se encontram a ser acompanhadas pelas entidades competentes da aviação civil,” clarifica. 

Neste quadro, prossegue a nota, já foi publicada a convocatória no dia 29 de agosto, para a realização da Assembleia Geral da TACV, agendada para o dia 22 de setembro de 2025, momento em que será confirmada formalmente a mudança do atual Conselho de Administração.

Termina reafirmando o seu compromisso em garantir a estabilidade institucional da companhia aérea nacional, assegurando um processo de transição em conformidade com os mecanismos legais e societários em vigor, preservando os interesses dos passageiros, dos trabalhadores, dos parceiros estratégicos e do setor da aviação civil em Cabo Verde.

Sair da versão mobile