“Se causa dor não é amor”

Por: Maria de Lourdes Jesus

Se o amor causa dor, as vítimas da violência numa relação amorosa normal deveriam fugir para se libertarem do próprio agressor. Como diz o título do livro de Miriam Medina, “se causa dor não é amor”.

Este livro é a voz de todas as mulheres que foram submetidas a tamanha crueldade que nem imaginamos porque não conhecemos a dimensão real do sofrimento delas. Do silêncio e do isolamento que se impõem. Da violência física que estão sujeitas a suportar numa total dependência psicológica do companheiro, ou namorado para a salvação da relação com o próprio monstro que um dia poderá até assassiná-la.

No domingo 13 de Fevereiro, em Roma, estas mulheres vão ser protagonistas da própria história num encontro com a comunidade cabo-verdiana de Roma e a autora Miriam Medina.

Os organizadores do evento, Caboverdemania e Tabankaonlus pretendem com este encontro, alertar os pais e responsabiliza-los para uma educação com base no amor incondicional aos filhos. E que eles aprendem a amar, valorizar e respeitar-se, não permitindo assim que o amor lhes causa dor.

Segundo a escritora, “são histórias fortes”, com um certo ”requinte de crueldade”, e que toda a sociedade civil deve pôr cobro à situação, de forma que, comportamentos agressivos não perpetuem nas suas vidas quando adultos.”

Durante a apresentação, o escritor Jorge Canifa e a atriz Catelina Almada estarão no palco a recitar uma cena de violência de uma das protagonistas do livro.

Logo a seguir, a partir das 20.00, jantar, acompanhado com noite cabo-verdiana, vão animar o lugar com a cantora Ondina Santos e os músicos: Humberto, Dany, Alex e Inaldino pa mata sodade.

As reservas, para a entrada no Meloncini, jà estao todas esgotadas.

Atenção: só se entra com o Green Pass ou “tampone negativo” do mesmo dia. Sejam todos benvindos.

Dja no sta pronto pa domingo 13 de Fevereiro na Meloncini pelas 17.30.

Siamo tutti pronti per domenica 13 Febbraio a Meloncini.

Programa completo:

Sair da versão mobile