A um ano da eleição de 2024, o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump lidera as intenções de voto com 49% contra 45% do presidente Joe Biden, num potencial embate entre os dois candidatos, segundo uma pesquisa da CNN conduzida pelo SSRS.
As hipóteses de reeleição de Biden estão sendo prejudicadas por índices de aprovação muito negativos, uma sensação estagnada de que as coisas vão mal nos Estados Unidos, um apoio reduzido entre os principais blocos eleitorais e uma sensação generalizada de que ele não está preparado para o cargo.
No potencial confronto entre Biden e Trump, nenhum dos candidatos tem muito espaço para crescimento. No total, 51% dos eleitores em todo o país dizem que não há qualquer hipótese de votarem em Joe Biden, e apenas 4% não o apoiam atualmente, mas dizem que há uma hipótese de voto.
Quase metade, 48%, afirma que não há hipótese de votar em Trump, e apenas 2% que não o apoiam atualmente, considerariam votar nele. O apoio de Biden é mais fraco agora entre grupos que foi vencedor anteriormente por larga margem e que foram fundamentais para a sua eleição em 2020.
Entretanto, apesar desta vantagem, a justiça pode prejudicar Donald Trump. Isto porque, nas diversas sondagens, muitos eleitores admitem alterar a sua declaração de intenção de voto em Trump se o ex-presidente vier a ser condenado em pelo menos um dos processos judiciais em que está envolvido.