Donald Trump, Presidente dos Estados Unidos, anunciou ontem, segunda-feira, planos para a Marinha começar a construir uma nova classe de navios de Guerra em nomenagem à sua propria pessoa. Os barcos que, segundo as suas palavras, serão mais rápidos e 100 vezes mais poderosos do que o maior navio bélico já construído pelos EUA, serão batizados por… “Class Trump”.
A novidade foi avançada durante uma conferência de imprensa na sua residência em Mar-a-Lago, tendo o Presidente revelado que o projecto começará com a construção de dois desses navios da nova geração, controlados por Inteligência Artificial. A meta, adiantou, será chegar a 20 ou 25 novas unidades da “Classe Trump USS”, que denomina de “Frota Dourada”.
Conforme Trump, os Estados Unidos querem acelerar a produção de material de defesa e prometeu investigar o fracasso nos objetivos das empresas contratadas. Donald Trump adiantou que vai reunir-se na próxima semana com os principais representantes das empresas contratadas pela defesa para discutir atrasos na produção e derrapagens orçamentais. Anunciou ao mesmo tempo que está a preparar uma ordem executiva para limitar os dividendos, a recompra de ações e a remuneração dos executivos.
Trump referiu que essa nova classe terá o seu nome, e que, “naturalmente”, estes navios de guerra serão “os melhores do mundo”, descrevendo as novas embarcações de combate como superiores, para substituir uma frota americana “antiga, cansada e obsoleta”. “Ajudarão a manter a supremacia militar americana, a revitalizar a indústria naval americana e a inspirar medo nos inimigos dos Estados Unidos em todo o mundo”, disse Trump, ao revelar a nova categoria de navios na biblioteca da sua residência.
Serão navios maiores, mais rápidos e “100 vezes mais poderosos” do que qualquer outra classe anterior – com o objetivo de consolidar o domínio naval dos EUA.
