O planeta Terra bateu esta semana o recorde de temperatura média mais alta já registrada, de acordo com os dados dos Centros Nacionais de Previsão Ambiental dos Estados Unidos da América. Na segunda-feira, segundo dados do governo americano, a média global de temperatura foi de 17,01°C.
De acordo com a CNN Brasil, na terça-feira, 4 de julho, a temperatura subiu mais ainda, chegando aos 17,18 °C. Foram duas dias consecutivo em que se registaram as maiores temperaturas médias. Antes dos recordes desta semana, a maior média registrada tinha sido em agosto de 2016, com 16,92°C.
Especialistas estimam que esse recorde de dia mais quente da história poderá ser quebrado várias vezes ainda em 2023, por conta das ondas de calor intenso e duradouro no verão no hemisfério norte. Robert Rohde, principal cientista da Berkeley Earth, disse em um post no Twitter que o mundo “pode muito bem ter alguns dias ainda mais quentes nas próximas seis semanas”.
Este recorde global é preliminar, mas é outra indicação de quão rápido o mundo está a aquecer já que a chegada do fenómeno climático natural El Niño, que tem um efeito de aquecimento, se soma ao aquecimento global causado pelas mudanças climáticas, pontua.