Talibãs ‘caçam’ opositores e famílias com visitas porta-a-porta no Afeganistão

Os talibãs estão a fazer buscas casa-a-casa no Afeganistão, numa verdadeira caça aos opositores do grupo e respetivos familiares. A informação faz parte de um relatório da ONU sobre a crise no país e vem por a nu os receios de que os apelos de “tolerância” feitos pela comunidade nacional e internacional têm sido ignorados.

Esta notícia surge numa altura em que há relatos e multiplicam-se as imagens de violência contra quem levanta a bandeira nacional do Afeganistão. Um relatório, consultado pela France Press, revela que os talibãs estão a fazer visitas “porta-a-porta” às casas de pessoas que trabalharam com as forças norte-americanas e com a NATO.

O objetivo é perseguir estas pessoas, assim como às respectivas famílias, segundo o Centro Norueguês de Análises Globais, que assina o relatório. Este adianta ainda que, no aeroporto, as pessoas estão a ser investigadas e a ser sujeitas a controlo.

“Estão á procura das famílias daqueles que não se entregam, perseguindo, castigando e acusando as famílias de acordo com a lei Sharia”, declarou o diretor executivo do grupo, Christian Nellemann à AFP.

C/CM.PT

Sair da versão mobile