Sismo de 6,8 e alerta de tsunami na Indonésia

Um sismo de magnitude 6,8 na escala de Richter atingiu agora a pouco a ilha indonésia da Sumatra, confirmou o Serviço Geológico dos Estados Unidos. O terramoto teve epicentro no mar, a 227 quilómetros de Teluk Betung e a 59 quilómetros de profundidade. A energia libertada é similar a quase 15 bombas atómicas, contabilizou a página Volcano Discovery. Ainda não há informações sobre vítimas ou estragos materiais, mas foi emitido um alerta de tsunami.

Esta é uma notícia ainda em actualização pelo que as informações deste sismo na imprensa internacional ainda são escassas. Mas a Indonésia costuma ser fustigada por terramotos de elevadas magnitudes por estar em cima do chamado Anel de Fogo, uma zona do planeta de grande interação entre placas tectónicas, as peças que compõem a superfície da Terra.

Estas peças chocam entre si, outras roçam umas nas outras e ainda há as que se afastam. Quando esses movimentos acontecem, as rochas da superfície terrestre acumulam energia até atingirem o limite elástico dos materiais. Se o ultrapassam, a energia é libertada e acontece o sismo.

C/Observador.pt

Sair da versão mobile