Rússia falha pagamento da dívida pela primeira vez em 100 anos

A Rússia entrou em incumprimento pela primeira vez em 100 anos, uma vez que o período de carência para o pagamento de quase 100 milhões de dólares em juros sobre a sua dívida soberana expirou. O período de tolerância de 30 dias para os credores da Rússia receberem o pagamento expirou ontem, domingo.

Segundo a Bloomberg, a situação é considerada um evento de suspensão de pagamentos e é o “culminar das sanções ocidentais cada vez mais severas que têm bloqueado os canais de pagamento aos credores estrangeiros”. “É um sinal sombrio da rápida conversão da Rússia num pária económico, financeiro e político”, disse.

O porta-voz do Kremlin já comentou as notícias que dão conta de que a Rússia não fez o pagamento dos juros relativos a dois empréstimos, entrando em incumprimento no pagamento da sua dívida externa. “Não é um problema nosso”, disse Dmitry Peskov, segundo a agência Reuters.

Em concreto, o porta-voz do Kremlin considerou que tal aconteceu devido às dificuldades criadas pelas sanções impostas ao país pelo Ocidente e, portanto, não é responsabilidade russa.

C/Agências

Sair da versão mobile