Rebeldes matam 11 soldados e ferem outros 19 na Nigéria 

Onze soldados morreram e 19 ficaram feridos na terça-feira, 05, num alegado ataque de rebeldes em Birnin Gwari, no estado de Kaduna, anunciou o Exercito nigeriano.

“Os bandidos entraram em confronto com os soldados durante duas horas. Mataram 11 homens, 19 soldados ficaram feridos e três veículos foram queimados”, explicou um porta-voz militar, citado pelo jornal “Premium Times”. Este informou ainda que o exército revelou que os rebeldes atacaram uma base militar em Polewire, ao longo da auto-estrada entre Kaduna e Birnin, na cidade de Birnin Gwari.

Na Nigéria, os ataques anteriormente focados no Nordeste do país onde operam o Boko Haram e o Estado Islâmico na África Ocidental, nos últimos meses expandem-se para outras áreas do Norte e Noroeste do país. Desde há anos que numerosos sequestros ocorrem na auto-estrada que liga Abuja e Kaduna, principal via com destino a Kano, segunda cidade do país e importante entreposto comercial no Sahel.

Entretanto, face a esta insegurança crescente, numerosos viajantes preferem apanhar o comboio ou o avião, mais caros, mas considerados mais seguros. 

Em 28 de Março, pelo menos oito pessoas foram mortas e 168 raptadas, num ataque em que homens armados fizeram explodir uma bomba sobre a linha e abriram fogo contra o comboio que ligava a capital, Abuja, a Kaduna.

Fonte: Angop.ao

Sair da versão mobile